Windows 8 - Tudo o que você precisa saber Windows Phone 8




Entendendo o 3D

Nossa visão estereoscópica (do grego stereós = sólido, e skopéo = eu vejo, eu olho) é um truque cerebral tão bem bolado e implementado que mal nos damos conta de sua importância. Para começar, caolho não vê em 3D, o que já é uma pista. Vejamos então um experimentozinho bem fácil:

Experimente por o dedo indicador na vertical a um palmo diante do nariz. Abra um olho e observe o visual, depois feche esse olho e abra o outro. Preste atenção no que é visto ao fundo, por trás do dedo. Provavelmente você já matou a charada. Cada olho enxerga coisas diferentes nessa cena. E o dedo serve como referência para comparar as duas imagens do que está ao fundo. Pronto! Você já entendeu basicamente como funciona o efeito 3d.



Lamentamos informar que este petardo tecnológico é ainda mais velho que o Homem-Morcego, o Super-Homem ou qualquer outra novidade que tenha sacudido os cinemas em tempos recentes. Uma inovação que foi criada no século XIX, teve seu apogeu nos anos 1950 e – claro – voltou mais potente e turbinada. Mas, ainda assim, é só outra variação sobre um mesmo tema.



No cinema, o processo requer condições semelhantes às da captação de imagens feita por nossos olhos. As cenas são registradas com duas câmeras diferentes, grudadas uma à outra. A segunda etapa é criar condições para que a fusão de imagens, feita pelo cérebro, aconteça na sala de cinema: a imagem é despejada na tela através de dois projetores (cada um, incumbido de reproduzir diferentes ângulos da cena). O espectador vê o filme com óculos equipados com uma espécie de filtros que impede o olho esquerdo perceber imagens que só devem ser identificadas pelo direito. E vice-versa. A fusão dessas visões provoca, em nós, a impressão de volume e profundidade.

O 3D na TV


O diretor James Cameron, cujo imenso sucesso "Avatar" causou uma corrida frenética da indústria, principalmente a do cinema, em direção ao 3D, disse a produtores de televisão que deveriam deixar de lado preocupações sobre custos mais altos de filmagem e adotar a tecnologia.

Os fabricantes esperam que a tecnologia estimule o setor de forma tão intensa quanto a transição dos televisores preto e branco para os coloridos, mas o crescimento está sendo restringido pelos altos custos incorridos pelos produtores do conteúdo. Mesmo assim, a Sony disse que 50% das vendas de televisores em 2012 será de aparelhos em 3D.



Ao colocar os óculos, o telespectador pode ver o mais impressionante. TVs que chegam ao mercado em 2010 vão transformar qualquer imagem em três dimensões. Elas são diferentes dos aparelhos preparados para reproduzir filmes em 3D, pois eles conseguem transformar os programas convencionais em 2D para o 3D. A sensação ao assistir um programa não é a de que os objetos estão saltando da tela, mas a televisão que converte 2D pra 3D dá sim uma sensação de que existe profundidade na imagem.


A empresa VMJ Inc. exibiu nesta sexta-feira (16), em feira de tecnologia no Japão, uma televisão 3D sem necessidade de óculos especiais. Assim como outras fabricantes de aparelhos eletrônicos, a VMJ está desenvolvendo telas especiais para exibição de imagens tridimensionais sem óculos.
Canais 3D

Copa 2010 3D!


Já que a intenção é criar um mundo tridimensional, nada mais certo do que arranjar alguns canais parceiros. Após alguns meses de longas conversas, a ESPN e a Discovery concordaram em partir para o 3D. A partir de junho, o mais famoso canal de esportes da televisão transmitirá mais de 80 eventos em 3D, dentre eles a Copa do Mundo de 2010, a ser realizada na África do Sul.



A Rede Globo, Fifa, Cinemark e Golden Goal acabam de fechar o acordo que viabiliza a transmissão em 3D dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa 2010. A parceria entre as empresas prevê a exibição de oito jogos para o mercado nacional em 25 salas de cinema da Rede Cinemark e em eventos externos exclusivos para patrocinadores.

A previsão é que sejam transmitidos todos os jogos da Seleção Brasileira, incluindo a final e a disputa de terceiro e quarto lugar. As partidas em 3D serão transmitidas em salas de cinema no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Curitiba, em Brasília, em Belo Horizonte, em Porto Alegre e em Salvador.

A Rede Globo é responsável pela supervisão-geral da recepção do sinal via satélite e retransmissão para as salas de cinema. Também está prevista a adição de conteúdo jornalístico da emissora às transmissões em 3D.

O 3D no Brasil


- O programa "Pânico na TV", exibido aos domingos, pela Rede TV!, fará uma transmissão ao vivo em 3D e será responsável pela primeira transmissão desse tipo em TV aberta.

- Personagens como Penadinho e Astronauta, do Maurício de Souza, podem ganhar versão em 3D para a televisão.

- O cinema brasileiro ensaia seus primeiros passos no mundo das imagens tridimensionais. Em breve, devem chegar às telas as primeiras produções em 3D feitas em território nacional. Com estreia prevista entre outubro e novembro, "Brasil animado" é uma animação dirigida por Mariana Caltabiano.

Mas e aí: 3D é prejudicial à saúde?


A resposta é curta: depende. O 3D pode fazer mal, dependendo de uma série de fatores, como a utilização prolongada dos óculos especiais, mas se usado da maneira correta e sem exageros, os riscos são reduzidos.

O primeiro problema é que os cinemas distribuem óculos 3D “retornáveis”, ou seja, depois de assistir à sessão, você deve devolvê-los para que possam ser utilizados na próxima.

Agora, imagine você utilizando óculos que passaram de mão em mão, e de rosto em rosto, desde que foram adquiridos pelo cinema. Ainda não há uma fiscalização que exija a higienização do acessório e, portanto, não há como saber se o que você está usando foi limpo.

Por isso, é importantíssimo que antes de posicionar os óculos no rosto, o usuário limpe-o muito bem com a utilização de álcool gel. Só assim você pode garantir que não há uma civilização de doenças residindo no acessório.
Somente depois que pessoas relataram ter passado por problemas como tontura, dores de cabeça e náuseas é que os órgãos de saúde começaram a demonstrar preocupação.

Assim como qualquer atividade que force seus olhos, o 3D deve ser assistido com moderação, pois os olhos fazem mais força para assistir em 3D do que para ver conteúdo sem a tecnologia. Sendo assim, é necessário que você dê um descanso aos seus olhos depois de ir a uma sessão de cinema 3D — sair do cinema e sentar na frente do PC é uma péssima ideia.

Não deixe de acompanhar a matéria seguintes sobre a tecnologia 3D.

Clique aqui para ver a segunda parte


Translate

Receba por email

Photobucket

Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Termo de Compromisso

Usuário,
Antes de mais nada, leia os Termos de Compromisso abaixo:

>> Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.
>> Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas.
>> A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
>> Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los.
>> Nós autorizamos a cópia completa ou parcial de qualquer conteúdo do site desde que coloque os devidos créditos!

Os usuários que utilizam o site, tem total conhecimento e aceitam os termos referidos acima.