Windows 8 - Tudo o que você precisa saber Windows Phone 8


Photobucket

Parece coisa de ficção científica. Aliás, é algo que há muito tempo os filmes e contos de ficção científica já previam: uma interface com o computador através de movimentos e de toques direto na tela. Com o avanço da tecnologia, isso já virou realidade e é utilizado por muitos de nós todos os dias. Muitos caixas eletrônicos de banco, celulares e alguns monitores de computador já utilizam a tecnologia conhecida como Touch Screen.

Uma simples apresentação de Steve Jobs feita durante o MacWorld, em 9 de janeiro de 2007, foi suficiente para que o iPhone ganhasse a atenção do mundo, sendo comentado em inúmeros sites e blogs técnicos, além de ser capa em diversas revistas da grande imprensa e foi lançado no dia 29 de junho de 2007 nos EUA. O aparelho da Apple revolucionou o conceito de celulares e conta com jogos muito bons, suporte a excelentes gráficos e efeitos sonoros.

A Apple que não tinha experiência nenhuma no ramo de telefonia, não só revolucionou os smartphones e os celulares em geral, como ultrapassou marcas com décadas de funcionamento, como a Motorola, Sony Ericsson. Ela tem apenas 4% do mercado, mas, ao contrário das demais empresas, fabrica apenas um celular. Foi o iPhone 4 e seu forte lançamento em 17 países que fez as vendas da empresa californiana quase dobrarem e a colocou entre as cinco primeiras empresas e que a fez crescer 90,5% entre 2009 e 2010.

O iPhone foi colocado à venda nos Estados Unidos em 29 de junho de 2007 enquanto centenas de clientes faziam fila fora das lojas por todo o país. Em 11 de julho de 2008, a Apple lançou o iPhone 3G em 22 países. O 3G já foi lançado em mais de oitenta países e territórios. A Apple anunciou o iPhone 3GS em 8 de Junho 2009, juntamente com planos para liberá-lo mais tarde, em junho, julho e agosto, começando com os Estados Unidos, Canadá e os principais países europeus em 19 de junho. Em 24 de junho de 2010, foi disponibilizado a venda do iPhone 4 nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Japão. O iPhone 4 apresenta uma estrutura remodelada e conta agora com 2 câmeras.

Photobucket

A Apple vendeu 6.100.000 unidades do iPhone original ao longo de cinco trimestres. A empresa vendeu 3.800.000 unidades do iPhone 3G no segundo trimestre de 2009, que terminou em Março de 2009, e 12,6 milhões de iPhones 3G e 3GS, totalizando 33.750 mil iPhones vendidos até hoje. Vendas em 2008 ultrapassaram temporariamente a do BlackBerry da RIM vendendo 5,2 milhões de unidades, o que fez Apple brevemente a terceira maior fabricante de celulares, apenas depois da Nokia e Samsung. Aproximadamente 6,4 milhões de iPhones estão ativos nos Estados Unidos.


Tela sensível ao toque


A primeira coisa que chama a atenção no projeto é a tela multi-touch, que usa o tipo de tela chamada Tela Capacitiva.

A Tela Capacitiva funciona a partir de uma camada carregada de eletricidade, conhecida como camada capacitiva, posicionada sobre o painel do monitor. Ao se tocar na tela, parte desses elétrons é transmitida para o seu dedo, como se fosse um pequeno choque, mas muito leve a ponto de não se perceber. O computador então entende essa pequena descarga de eletricidade naquele ponto e calcula as coordenadas, que então são traduzidas como um comando para a tela do computador.

Essa tecnologia é extremamente versátil, e como ela funciona com uma pequena camada metálica sobre a tela, ela deixa muito mais luz passar, chegando a quase 90% luminosidade. Não funciona através com qualquer caneta, somente com o dedo ou com uma caneta que imita o dedo.


Quem se acostumou com touchscreen da Apple sabe quão difícil é mexer em aparelhos de outras marcas. Eu mesmo usei um celular LG do meu amigo e pensei "Que bosta de touchscreen é essa?!" e tenho certeza que não sou o único a pensar assim. Então, os laboratórios da Moto resolveram fazer um teste com as telas de diversos celulares e chegaram a uma conclusão: ninguém consegue bater a tela multi-touch do iPhone. Veja você mesmo:

http://www.itouchbr.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Comparacao-human-x-robot.jpg

A primeira fileira da imagem acima representa o teste com um toque "humano" enquanto a segunda fileira representa o teste com um toque "robótico". Reparem na precisão do iPhone em ambos os casos. A única fraqueza seria mesmo ao toque leve nas margens, mas ainda assim lidera disparado o teste comparativo à frente de todos os concorrentes.

O multi-touch permite não só executar comandos tocando na tela, mas ir além, rolando listas com o deslizar do dedo e ampliando e reduzindo imagens com o movimento de pinça do polegar e do indicador. A tela é capaz de reconhecer toques simultâneos, permitindo ao telefone reconhecer gestos e oferecer uma interação mais rica, permitindo que o usuário 'manipule' os objetos.

PhotobucketSteve Jobs demonstrou na primeira apresentação pública do produto o uso do recurso para navegar por capa de álbuns musicais (Cover Flow, recurso que já existia no iTunes), para fazer o zoom de fotos e mapas e para explorar páginas da web no navegador Safari, focalizando pedaços específicos da tela pelo movimento de pinça do polegar e do indicador, e enquadrando trechos, como fotos ou colunas, com um duplo toque do dedo.

Photobucket
Multimídia


O layout da biblioteca de música difere dos modelos anteriores de iPod, com seções divididas de modo alfabético e mais claro, e um tamanho de fonte maior. Similar aos iPods anteriores, o iPhone pode organizar sua biblioteca de mídia por músicas, artistas, álbuns, vídeos, listas de reprodução, gêneros, compositores, podcasts, audiobooks e compilações. O Cover Flow, como no iTunes, mostra diferentes capas de álbuns em um sistema através de scroll. Para usar o scroll é apenas passar o dedo pelo meio da tela, no sentido de comprimento.

Como a quinta geração do iPod introduzida em 2005, O iPhone pode tocar vídeos, permitindo aos usuários assistirem shows de TV e filmes. Diferentemente de qualquer outro conteúdo de imagem, vídeos no iPhone tocam apenas na orientação de paisagem quando o telefone é girado para os lados. Dois toques seguidos na tela servem a trocar entre o modo real Widescreen (com faixas pretas na parte superior e inferior da tela) e o modo de zoom (para preencher toda a tela do iPhone.)

Photobucket
Aplicativos

O que pode ser um ponto decisivo para quem quer comprar um iPhone ou até mesmo um iPod Touch, como foi o meu caso, é a extensa lista de aplicativos diponível na App Store, a loja online de jogos e aplicativos desenvolvidos por terceiros tanto para o iPhone quanto para iPods Touch e também para iPad.
PhotobucketA App Store está disponível no Brasil desde o lançamento do iPhone 3G, mas apresenta um acervo de aplicativos escasso se comparado com a App Store americana. Um dos fatores que corroboram para esta escassez é o fato de na App Store brasileira, não haver a seção "Jogos". O que causa isso é que o Ministério Público exige que a avaliação e classificação de restrição por idade seja feita por eles, não aceitam a classificação americana. Em pouco mais de seis meses desde a abertura da App Store, a Apple anunciou que foram baixados mais de 500 milhões de aplicativos para iPhones e iPods touch. Hoje, há mais de 50 mil títulos na loja, dividos em 20 categorias.

Tenho um Motorola V8 e me cansei de procurar jogos na internet e não funcionarem no meu celular (e não ter nenhum passatempo no celular é furada). Se não fosse pelos aplicativos, jamais pagaria R$700 num MP4 somente para escutar música e ver vídeos; se fosse assim, iria comprar um "MPX Xing-Ling" por R$100, muito mais econômico. (Comprei um iPod Touch por ser mais em conta que um iPhone e atender minhas necessidades).

Photobucket


Ficou em dúvida se compra ou não o iPhone? Então é bom pensar várias vezes antes de comprá-lo. Primeiro: você gosta e tem habilidade com as novas tecnologias? Vai usá-lo SOMENTE como telefone celular? Sim, essa pergunta pode parecer estranha, afinal ele é um aparelho celular, porém pagar R$2.000 apenas para falar e trocar mensagens é besteira, para não falar burrice. Se precisar só falar, compra um celular de R$50 que tá de bom tamanho!

Então, use tudo o que ele te oferecer e vai comprar logo!

Photobucket


Translate

Receba por email

Photobucket

Coloque seu email:

Delivered by FeedBurner

Termo de Compromisso

Usuário,
Antes de mais nada, leia os Termos de Compromisso abaixo:

>> Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador.
>> Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas.
>> A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
>> Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los.
>> Nós autorizamos a cópia completa ou parcial de qualquer conteúdo do site desde que coloque os devidos créditos!

Os usuários que utilizam o site, tem total conhecimento e aceitam os termos referidos acima.